Governo Trump processa estado da Califórnia por leis de imigração

Publicado em 07/03/2018 - 06:46 Por Da Agência EFE* - Washington

Segundo Jeff Sessions, sua decisão de não investigar a Rússia não quer dizer que exista alguma investigação em andamento"

O procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions -Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa

O governo dos Estados Unidos (EUA) apresentou nessa terça-feira (6) um processo contra o estado da Califórnia por várias leis de imigração que desafiam as políticas de Donald Trump e, sob seu ponto de vista, violam a Constituição, informaram veículos de imprensa locais.

No processo, o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, pediu a um juiz federal que bloqueie três leis aprovadas na Califórnia nos últimos meses que restringem a colaboração da polícia local com as autoridades de imigração.

O governo Trump considera que essas três leis "santuário" impedem que os agentes de imigração façam seu trabalho e, portanto, a deportação de imigrantes ilegais com antecedentes.

Essas leis, de acordo com o processo, "refletem um esforço deliberado da Califórnia para obstruir a aplicação da lei federal de imigração nos Estados Unidos".

O processo representa a maior ofensiva de Trump ao estado da Califórnia que, devido ao seu tamanho e ao claro domínio democrata, tornou-se um dos principais contrapesos às políticas do presidente, especialmente em imigração.

Sessions deve anunciar nesta quarta a apresentação do processo, durante um ato com agentes da lei na Califórnia.

O processo é especialmente dirigido ao governador californiano, Jerry Brown, e ao procurador do estado, Xavier Becerra.

Brown já classificou de "manobra política" do governo Trump e disse que Sessions chega à Califórnia para "dividir e polarizar mais os Estados Unidos".

Becerra, por sua vez, defendeu a constitucionalidade das leis californianas e disse que as entidades locais e estaduais "têm o direito de determinar quais são as políticas melhores" para elas.

As maiores cidades do país, Los Angeles, Chicago e Nova York, entre muitos outros governados pela oposição democrática, adotaram essas políticas que limitam principalmente o fluxo de informações entre seus policiais e agentes de imigração.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias