Greenpeace denuncia radiação excessiva em áreas reabertas de Fukushima

Publicado em 01/03/2018 - 08:04 Por Da Agência EFE* - Tóquio

A organização não governamental (ONG) ambientalista Greenpeace denunciou nesta quinta-feira (1º) a presença de níveis excessivos de radioatividade em áreas próximas à Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, que foram reabertas à população.

Um relatório publicado hoje, baseado nas medições feitas pela própria organização, mostra que muitas dessas áreas se encontram em situação de "emergência radiológica", apesar de o governo japonês ter suspendido as restrições de acesso às mesmas, após anos de limpeza e descontaminação radiativa.

O panorama apresentado pelo Greenpeace contrasta com a versão das autoridades de Japão, que falam de uma progressiva volta à normalidade nas áreas afetadas pela catástrofe nuclear, provocada pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

O documento apresentado hoje informa, por exemplo, que nas cidades de Namie e Iitate, situadas a uma distância entre 10 e 40 quilômetros da Central de Fukushima Daiichi e onde foram parcialmente suspensas as ordens de evacuação em março do ano passado, a radiação continua em níveis "muito acima dos padrões internacionais".

A ONG denunciou ainda a "pouca efetividade" dos trabalhos de descontaminação nas áreas atingidas e criticou que Tóquio "tenha agido rápido demais" na hora de reabrir essas áreas, apesar do "alto risco" que isso acarreta para os moradores.

O Executivo japonês sustenta que a radioatividade nas áreas reabertas não representa riscos para a saúde humana, e conta com dados confirmados por especialistas médicos do arquipélago e organismos como o Comitê Científico da ONU sobre os Efeitos da Radiação (Unscear).

O acidente nuclear de Fukushima é considerado o segundo pior da história, após o de Chernobyl (Ucrânia) em 1986, e mantém milhares de pessoas evacuadas, além de ocasionar graves prejuízos à economia local e acarretar um custo total para os cofres públicos estimado em 20 trilhões de ienes (cerca de R$ 600 bilhões).

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias