Putin vota nas eleições presidenciais

Publicado em 18/03/2018 - 11:54 Por Da Agência EFE* - Moscou

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante congresso de voluntários em Moscou 06/12/2017 REUTERS/Sergei Karpukhin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sergei Karpukhin/ Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, votou neste domingo (18) em Moscou, nas eleições presidenciais em que é claro favorito a ser reeleito para comandar o país durante outro mandato de seis anos.

Ao ser perguntado pelos jornalistas sobre o resultado que gostaria de obter nas urnas, Putin respondeu que se conformará com "qualquer [percentual] que lhe dê o direito de ser presidente".

Assim como fez em todas as eleições desde que chegou ao poder no ano 2000, o chefe do Kremlin escolheu a seção eleitoral aberta na sede da Academia das Ciências da Rússia, na movimentada Avenida Lenin de Moscou, para depositar seu voto.

O horário que o político escolheu para votar, no entanto, é uma novidade, já que ele o fez, em outras ocasiões, à tarde.

"Tenho muitas reuniões de trabalho hoje", explicou o presidente.

De acordo com as pesquisas, Putin terá perto de 70% dos votos, um resultado histórico para o chefe do Kremlin. Eleito pela primeira vez em 2000, Putin foi reeleito em 2004 e 2012, com um intervalo de quatro anos como primeiro-ministro (2008-2012), ao qual se viu forçado para cumprir a Constituição russa, que proíbe mais de dois mandatos consecutivos na presidência.

Em segundo lugar em intenções de voto aparece o candidato comunista, o milionário stalinista Pavel Grudinin, com 7%, seguido pelo veterano líder ultranacionalista, Vladimir Zhirinovski, com 6%.

Os primeiros resultados oficiais serão divulgados após o fechamento das seções no território de Kaliningrado, às 18h (15h em Brasília).

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias