Rússia reconhece que há vários espiões entre diplomatas expulsos

Publicado em 28/03/2018 - 10:48 Por *Da Agência EFE - Moscou

A Rússia reconheceu nesta quarta-feira (28) que entre os diplomatas expulsos pelos países do Ocidente devido ao caso Skripal há vários oficiais do Serviço de Inteligência Estrangeiro (SVR RF, na sigla em russo). A informação é da Agência EFE.

"Entre os funcionários de Relações Exteriores há representantes oficiais de nosso serviço (...), são alguns poucos", disse Sergei Narishkin, chefe do SVR RF, à agência Interfax.

Narishkin explicou que os diplomatas expulsos, que trabalhavam oficialmente nesses países como agentes do SVR RF, tinham como função garantir a cooperação com os serviços secretos desses Estados.

Cerca de 30 países, entre eles os Estados Unidos e os países-membros da União Europeia, expulsaram nos últimos dias mais de 100 diplomatas russos em solidariedade com o Reino Unido.

A presidente do Senado russo, Valentina Matviyenko, adiantou hoje que Moscou responderá "de maneira simétrica", ou seja, que expulsará um número similar de diplomatas ocidentais.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os EUA de "pressão" e "chantagem" sobre os países ocidentais para que aceitassem expulsar diplomatas russos em represália pelo envenenamento do ex-espião Sergei Skripal e sua filha, do qual o Reino Unido responsabiliza a Rússia.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias