Surto de febre lassa na Nigéria já provocou 90 mortos apenas este ano

Publicado em 01/03/2018 - 13:54 Por Da Agência EFE - Abuja (Nigèria)

Um surto de febre lassa, um tipo de enfermidade hemorrágica aguda, já deixou 90 mortos entre os mais de mil casos detectados da doença apenas este ano na Nigéria, informou hoje (1o) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O último relatório da instituição indica que o número de casos confirmados nos dois primeiros meses de 2018 já supera o total de contágios de todo o ano passado. A informação é da EFE.

A doença está afetando 18 dos 36 estados  - especialmente os estados meridionais de Edo e Ondo -, onde a taxa de mortalidade está em 22%. No último dia 13, a OMS informou que aumentaria o apoio ao país devido ao crescimento do surto.

"O alto número de contágios de febre lassa é preocupante. Estamos observando um número nada usual de casos nesta época do ano", declarou então o representante da OMS na Nigéria, Wondimagegnehu Alemu, em um comunicado.

O vírus da febre lassa, que normalmente é levado e transmitido por roedores, é uma doença endêmica da África Ocidental, onde são registrados de 300 mil a 500 mil casos por ano. A febre tem um período de incubação de entre 6 e 21 dias e os sintomas são dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia.

O contágio entre pessoas pode ocorrer especialmente em entornos hospitaleiros que carecem de medidas de controle de infecções.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias