Trump afirma que pode viajar a Jerusalém para inaugurar embaixada dos EUA

Publicado em 05/03/2018 - 17:28 Por Da Agência EFE - Washington

Trump e Netanyahu se encontraram na Casa Branca nesta segunda-feira Washington, March 5, 2018.

Trump e Netanyahu se encontraram na Casa Branca nesta segunda-feiraREUTERS/Kevin Lamarque

O presidente americano, Donald Trump, disse hoje (5) que pode viajar a Israel para inaugurar formalmente a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém que se espera que comece a operar no próximo mês de maio. "Se puder, irei", disse ele, ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. A informação é da EFE.

Trump não esclareceu se viajaria para Jerusalém em maio ou depois, dado que a intenção de Washington é inaugurar nessa data somente uma pequena delegação da missão diplomática, composta pelo próprio embaixador e poucos assessores, enquanto se constrói uma embaixada definitiva.

Acordo de Paz

Além disso, Trump expressou otimismo a respeito do futuro dos seus esforços de paz entre israelenses e palestinos, apesar da sua decisão de transferir para Jerusalém a embaixada americana  ter feito com que as autoridades palestinas o descartassem como mediador nesse processo.

"Acredito que os palestinos querem voltar à mesa negociadora, querem muito. Se não fizerem isso, não teremos paz, e isso também é uma possibilidade", declarou Trump.

Netanyahu, por sua parte, agradeceu de novo ao "histórico" reconhecimento do Jerusalém como capital de Israel e comparou sua relevância com, entre outras coisas, a Declaração de Balfour de 1917, na qual o então secretário de Relações Exteriores britânico prometeu aos judeus uma pátria no Oriente Médio. "Isto é algo que nosso povo lembrará durante anos e anos", afirmou.

O premiê israelense também salientou a preocupação mútua dos EUA e de Israel sobre as atividades do Irã na região do Oriente Médio e disse que "é preciso deter" esse país.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias