Turquia assume controle de toda a região curdo-síria de Afrin

Publicado em 18/03/2018 - 10:14 Por Da Agência EFE* - Cairo

Turquia assume controle de Afrin - Foto Agência EFE

Turquia assume controle de Afrin - Foto Agência EFEAgência EFE (Direitos Reservados)

O Exército turco e as milícias sírias aliadas de Ancara impuseram "controle total" sobre a região curdo-síria de Afrin, embora ainda haja conflitos isolados em alguns ponto da cidade, informou a organização não governamental (ONG) Observatório Sírio de Direitos Humanos neste domingo (18).

A bandeira turca foi hasteada no principal acampamento das Unidades de Proteção do Povo (YPG, sigla em curdo), assim como na sede do governo de Afrin, acrescentou a ONG.

Os combates prosseguem em alguns pontos da cidade de Afrin, conquistada pela Turquia, porque alguns milicianos curdos rejeitaram se retirar antes da entrada das tropas de Ancara, segundo a mesma fonte.

A ofensiva foi iniciada no dia 20 de janeiro deste ano e causou a morte de aproximadamente 2.400 pessoas, entre elas pelo menos 289 civis.

As tropas turcas tomaram a capital do enclave curdo em poucas horas, em ofensiva que contou com o apoio de aviões de guerra e um intenso fogo de artilharia.

Desde sexta-feira (16), pelo menos 200 mil pessoas fugiram da cidade de Afrin para outras áreas na província de Aleppo, sob o controle das forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad.

O Observatório informou também que as tropas turcas saquearam muitos povoados da região de Afrin, onde roubaram as casas e lavouras deixadas pela população civil.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias