Vice-presidente Martín Vizcarra é chamado para assumir Presidência do Peru

Publicado em 21/03/2018 - 19:23 Por Da Agência EFE - Lima

Primeiro vice-presidente do Peru, Martín Vizcarra

Primeiro vice-presidente do Peru, Martín VizcarraREUTERS/Guadalupe Pardo/Arquivo/Direitos Reservados

O primeiro vice-presidente do Peru, Martín Vizcarra, atual embaixador do seu país no Canadá, é esperado nas próximas horas em Lima para que assuma a Presidência, após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski ao cargo hoje (21). A informação é da EFE.

O Peru passará por uma transição constitucional que estabelece que Vizcarra deve tomar o mais rápido possível um voo de Ottawa para Lima para assumir a chefia do Estado e nomear um novo governo que complete o período de gestão até 2021.

Segundo o porta-voz do grupo parlamentar governista Peruanos Pelo Kambio (PPK), Gilbert Violeta, o vice-presidente chegará à capital peruana por volta das 20h desta quinta-feira (horário local, 22h de Brasília).

No entanto, enquanto a renúncia de Kuczynski não for aceita pelo Congresso, o presidente segue no poder, à espera que o Legislativo oficialize a mudança governamental.

Segunda vice

Caso Vizcarra se negue a assumir as funções presidenciais, passará a vez à segunda vice-presidente, Mercedes Aráoz, que tem poucas chances de receber o apoio do Congresso dominado pela oposição, por ter sido a principal escudeira de Kuczynski no seu papel de primeira-ministra.

Caso se chegue ao extremo da renúncia dos dois vice-presidentes, a Constituição estabelece que o presidente do Congresso, o fujimorista Luis Galarreta, deve assumir o cargo e convocar imediatamente novas eleições gerais para escolher outro presidente e dois vice-presidentes, assim como 130 congressistas.

Durante as últimas semanas, Vizcarra, um engenheiro de profissão que completa 55 anos precisamente nesta quinta-feira (22), se manteve em silêncio no Canadá enquanto Kuczynski enfrentava a maior crise de sua gestão, causada pelos pedidos da oposição de que fosse destituído por seus vínculos com a construtora brasileira Odebrecht.

Vizcarra já foi governador da região sulina de Moquegua e também ministro de Transportes e Comunicações durante os primeiros meses do mandato de Kuczynski, mas renunciou por pressões do fujimorismo, que tinha maioria absoluta no Congresso.

Caso ele venha a assumir a Presidência nos próximos dias, deverá enfrentar o desafio de inaugurar, em três semanas, a oitava Cúpula das Américas, da qual participará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à qual também pretende comparecer o venezuelano Nicolás Maduro, apesar de Kuczynski ter retirado o convite.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias