Aiea se diz pronta a inspecionar programa nuclear da Coreia do Norte

Publicado em 30/04/2018 - 15:58 Por Da EFE* - Viena

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou nesta segunda-feira (30), em Viena, que acompanha de perto as conversas sobre a desmobilização nuclear na península da Coreia e que está preparada para inspecionar o programa nuclear norte-coreano.

A Coreia do Norte mostrou-se disposta a desmantelar seu centro de testes atômicos de Punggye-ri em maio diante de observadores e jornalistas estrangeiros, em função do compromisso de desnuclearização feito com o governo sul-coreano na última sexta-feira (26), de acordo com Seul.

"A Aiea está preparada para contribuir para uma resolução pacífica do tema nuclear [da Coreia do Norte] mediante o reatamento das atividades de verificação no país, assim que se chegar a um acordo político entre os países envolvidos", disse um porta-voz da agência da Oganização das Nações Unidas (ONU).

A agência da ONU não pôde entrar na Coreia do Norte desde que seus inspetores foram expulsos em 2009, após o fracasso das negociações das quais participaram as duas Coreias, EUA, China, Rússia e Japão, para a desnuclearização do país.

Apesar de não poderem entrar no país, a Aiea continua "supervisionando o programa nuclear (da Coreia do Norte), inclusive por meio do uso de imagens por satélite", explicou o porta-voz.

Muitos especialistas consideram que as instalações de Punggye-ri ficaram muito danificadas após a sexta – e mais potente até hoje – detonação nuclear subterrânea realizada por Pyongyang em setembro do ano passado.

O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções à Coreia do Norte pelos testes atômicos e exigiu o fim imediato de suas atividades nucleares militares, que violam o direito internacional.

Últimas notícias