Começam preparativos para reunião de ministros do Mercosul em junho

Publicado em 04/04/2018 - 14:01 Por Da Agência EFE - Assunção

Representantes dos diferentes ministérios do Interior e forças policiais dos países do Mercosul (bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) iniciaram nesta quarta-feira (4), em Assunção, os preparativos da reunião de ministros de Interior do bloco, que acontecerá em junho na capital paraguaia. A informação é da EFE.

O Paraguai, que exerce a presidência temporária do Mercosul, sediará este evento para tratar temas de segurança interna nos diferentes países-membros, informou o Ministério do Interior do país. A intenção deste encontro prévio é delinear os diferentes temas que serão abordados na 41ª Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul.

Foco na segurança

Os debates se centrarão na troca de informações entre as diferentes forças de segurança e o combate a atos delitivos como narcotráfico, terrorismo, tráfico de pessoas, contrabando, problemas migratórios, lavagem de dinheiro etc.

Além disso, o encontro entre titulares dos ministérios do Interior será a oportunidade para abordar temas comuns a todos os países do bloco, como o deslocamento de grupos criminosos em nível transnacional. Para tanto, foram criados grupos especializados em diversas matérias, como segurança pública, informática e comunicações, capacitação, migração, terrorismo e refugiados.

Cada delegação aproveitou a oportunidade dada na reunião de hoje em Assunção, que se prolongará por mais dois dias, para mostrar aos demais participantes as diferentes técnicas e procedimentos desenvolvidos em seu país.

O objetivo destas reuniões é construir uma agenda de trabalho com temas comuns aos quatro membros do Mercosul que possa ser abordada em junho, quando os máximos representes de cada ministério se reunirão em Assunção.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias