General julgado por genocídio na Guatemala morre aos 91 anos

Publicado em 01/04/2018 - 17:05 Por Da Agência EFE - Cidade da Guatemala

O general golpista guatemalteco José Efraín Ríos Montt, que era julgado por genocídio, morreu neste domingo (1º), aos 91 anos, confirmou à Agência EFE uma fonte da família.

Ríos Montt, que governou entre 1982 e 1983 após um golpe de estado, era julgado pelo assassinato de 1.171 indígenas no departamento de Quiché, no noroeste da Guatemala.

A fonte, que pediu para não ser identificada, disse que o militar tinha problemas respiratórios e pulmonares. Desde 2015, o general foi declarado com demência senil.

Um dos advogados do militar, Jaime Hernández, explicou a uma emissora local que Ríos Montt sofreu um infarto em casa por volta das 6h locais (9h deste domingo em Brasília).

"Ele morreu em casa, com o amor de sua família, com a consciência saudável, limpa, rodeado de muito amor, vítima das doenças que conhecemos", afirmou o advogado.

"Morreu em paz, tranquilo, e todos com a convicção que neste país nunca houve genocídio e era inocente do que foi acusado", afirmou o advogado.

No dia 10 de maio de 2013, o general reformado foi considerado culpado por genocídio e crimes contra humanidade. Ríos Montt foi condenado a 80 anos de prisão.

No entanto, dez dias depois da sentença, a Corte de Constitucionalidade da Guatemala, o órgão superior de Justiça do país, anulou a decisão por erros no processo e determinou a realização de um novo julgamento.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias