Maduro comemora restabelecimento de relações diplomáticas com Espanha

Publicado em 19/04/2018 - 06:42 Por Agência EFE - Caracas

Nicolás Maduro


 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comemorou nessa quarta-feira (18) o anúncio feito pelo seu governo e o da Espanha para restabelecer as relações diplomáticas e o regresso dos embaixadores.

"Anunciamos [a decisão de] restabelecer as relações, normalizá-las, sobre a base do respeito, do diálogo, da comunicação, da via diplomática", afirmou o presidente venezuelano em mensagem no Facebook. "Tomara que as relações melhorem, assim deve ser", acrescentou, ao mesmo tempo em que confirmou que o embaixador venezuelano Mario Isea viajará para Madri.

Além disso, Maduro destacou sua admiração pela nação europeia e pelo povo espanhol, e disse que espera ampliar os laços de cooperação não só com a Espanha, mas também com a União Europeia.

Em comunicado conjunto, o Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação da Espanha e o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela anunciaram o início do "processo de normalização das relações diplomáticas em benefício dos seus cidadãos, que estão unidos por estreitos vínculos que devem ser preservados".

No último mês de janeiro, as relações entre Espanha e Venezuela foram abaladas por causa das sanções estabelecidas pela União Europeia contra sete altos funcionários venezuelanos.

No dia 25 do mesmo mês, o governo venezuelano declarou persona non grata o embaixador espanhol em Caracas, Jesús Silva Fernández, pelas "contínuas agressões e recorrentes atos de ingerência" do governo espanhol nos assuntos da Venezuela, e lhe deu um prazo de 72 horas para deixar o país.

No dia seguinte, o governo espanhol fez o mesmo com o embaixador da Venezuela em Madri, Mario Isea.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias