Merkel, Macron e May destacam que EUA precisa manter acordo com Irã

A chanceler da Alemanha conversou por telefone com os dois líderes

Publicado em 29/04/2018 - 13:41 Por Da Agência EFE - Berlim

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, conversou neste domingo por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, sobre o acordo nuclear do Irã, e os três líderes ressaltaram a necessidade de os Estados Unidos permanecerem no pacto.

"Os três reiteraram a disposição de elaborar, em um texto mais amplo com a presença de todos os envolvidos, medidas adicionais em relação a duração das restrições nucleares e outros temas", afirmou o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, em nota.

Entre as questões adicionais o texto cita o programa de misséis balísticos do Irã e o papel do país na região.

Merkel também conversou com Macron e May sobre as relações comerciais com os EUA. Os três concordaram em afirmar que a Casa Branca não deveria tomar medidas de política comercial contra a União Europeia (UE). Caso isso ocorra, defenderam que o bloco adote uma resposta dentro de uma ordem multilateral.

As conversas tinham como objetivo, segundo o governo da Alemanha, trocar opiniões após as reuniões de Merkel e Macron na Casa Branca. Os três líderes concordaram em seguir cooperando intensamente nos aspectos abordados.

Últimas notícias