Mianmar anuncia repatriação da primeira família de rohingyas

Publicado em 15/04/2018 - 08:46 Por Da EFE* - Bangcoc

O governo de Mianmar anunciou hoje (15) a repatriação de uma família composta por cinco membros que tinha fugido para Bangladesh, após a operação militar iniciada em agosto. Cerca de 690 mil pessoas da mesma etnia se refugiaram no país, segundo a agência EFE.

Foi o primeiro retorno entre os integrantes do povo rohingya que deixaram seus lares e pertences no estado ocidental de Rakain, devido a uma crise humanitária.

Os cinco parentes retornaram ontem (14) pela manhã a um campo de deslocados na cidade de Taungpyoletwei, informou o Comitê de Informação governamental, liderado pela líder de fato do governo birmanês, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, em uma publicação no seu perfil do Facebook.

A família – composta por dois homens e três mulheres – é descrita no relato oficial como "muçulmanos". As autoridades de imigração determinarão "se eles já viveram no país algum dia".

A publicação é acompanhada por fotografias nas quais se vê a família sendo submetida a exames médicos. Os integrantes passam também por um processo burocrático de identificação.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias