Quase 3 milhões de menores estão há 7 anos sem estudar na Síria

Publicado em 23/04/2018 - 11:47 Por EFE - Beirute

Pelo menos 2,8 milhões de menores não foram escolarizados nos sete anos de conflito na Síria, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), antes do início de uma conferência de apoio a este país em Bruxelas, que acontece amanhã. A informação é da EFE.

O Unicef destacou em comunicado que desde 2011 alguns menores nunca foram ao colégio, enquanto outros interromperam sua educação durante todo este tempo, por isso será "extremamente difícil" colocarem os estudos em dia quando voltarem às salas de aula.

São Paulo - Projeto lança livro de crianças refugiadas no Brasil. Entre as autoras estão as irmãs sírias Shahad Al Saiddaoud, Yasmin Al Saiddaoud, e Razan Al Saiddaoud
          Crianças sírias refugiadas no Brasil dão continuidade aos estudos no seu novo país - Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A nota ressaltou que frequentar a escola em áreas de conflito pode ser "questão de vida ou morte" devido à violência. Mais de 300 colégios foram alvo de ataques, enquanto uma em cada três escolas na Síria ficaram completamente fora de funcionamento por terem sido destruídas, danificadas, ou  usadas com propósitos militares ou para receber famílias de deslocados.

Segundo dados do Unicef, 40% dos menores sem estudos têm entre 15 e 17 anos, e portanto correm o risco de serem recrutados para combater ou serem obrigados a se casar e trabalhar muito jovens. A agência da ONU explicou que estes problemas se estão se tornando prevalentes, conforme as famílias recorrem cada vez mais a "medidas extremas de sobrevivência".

Sobrecarga 

Apesar destas dificuldades, o Unicef afirmou que 4,9 milhões de menores continuam tendo acesso à educação dentro da Síria.

E nos países vizinhos, que acolhem refugiados, os governos estão sobrecarregados pelos quase dois milhões de menores sírios que têm que ser absorvidos por seus sistemas educacionais em meio a uma situação econômica instável, indicou a agência.

Dos menores que estão frequentando a escola, tanto na Síria como nos países vizinhos, 90% assistem às aulas em colégios públicos e inclusive dividem as salas com as crianças locais, como é o caso do Líbano e da Jordânia.

Esforços contínuos

O diretor regional do Unicef para o Oriente Médio e o Norte da África, Geert Cappelaere, elogiou os esforços para ajudar as crianças e adolescentes sírios.

"O financiamento em massa dos doadores, a generosidade sem precedentes dos governos e das comunidades de amparo, o trabalho implacável de professores heroicos e a determinação dos menores sírios e suas famílias ajudam milhões de crianças sírias a conseguir educação", apontou.

No entanto, "como os líderes mundiais se reúnem em Bruxelas nesta semana para a Conferência de Apoio ao Futuro da Síria e da Região, fazemos a eles um pedido para que não abandonem as crianças e jovens que já passaram por muita dificuldade", acrescentou Cappelaere.

Ele lembrou que é necessário um financiamento "contínuo, flexível, incondicional e a longo prazo" no setor educacional para melhorar os sistemas já existentes e aumentar as alternativas na Síria e nos países que abrigam refugiados sírios da região.

Além disso, o diretor regional do Unicef advertiu que "só com a generosidade não será possível dar fim à crise a Síria. A proteção e as necessidades dos menores deveria ser uma prioridade para os que tomam as decisões e para aqueles que lutam" no conflito. 

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.