Atentado em Cabul mata quase 60 pessoas

Publicado em 22/04/2018 - 15:12 Por Agência Lusa - Cabul (Afeganistão)

Quase 60 civis, a maioria xiitas, foram mortos e 119 ficaram feridos em um atentado suicida ocorrido hoje (22) na capital do Afeganistão, Cabul, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, segundo novo balanço das autoridades.

O Ministério da Saúde divulgou os números de 57 mortos e 119 feridos. O balanço anterior era de 48 mortos e 112 feridos. A grande maioria é de membros da minoria xiita hazara, regularmente alvos dos extremistas sunitas do Estado Islâmico. Wahid Majrooh, porta-voz do ministério, disse que pelo menos 21 mulheres e cinco crianças estão entre os mortos. Entre os feridos, 47 são mulheres e 16, crianças.

Um homem-bomba explodiu na entrada de um centro de registro eleitoral na zona oeste de Cabul, no bairro majoritariamente xiita de Dasht-e-Barchi.

O último atentado em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico ocorreu em 21 de março e deixou mais de 30 mortos e pelo menos 70 feridos.

Esse foi o primeiro ataque em Cabul contra um centro de registro eleitoral para as legislativas de 20 de outubro, desde o início do processo de recenseamento, em 14 de abril. Mas dois centros no país foram alvo de ataques na semana passada.

Na sexta-feira (20), um rocket atingiu um centro de registro na província de Badghis, matando um policial e ferindo outro, depois de, na terça-feira (17) três funcionários da Comissão Eleitoral e dois polícias terem sido raptados na província de Ghor. Eles foram libertados 48 horas depois.

As eleições legislativas são as primeiras no Afeganistão desde 2010. As últimas votações foram as eleições presidenciais, em 2014.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias