Tribunal do Peru revoga prisão preventiva do ex-presidente Humala

Publicado em 26/04/2018 - 19:40 Por EFE - Lima

O Tribunal Constitucional do Peru aceitou nesta quinta-feira (26) um pedido de habeas corpus e revogou a prisão preventiva cumprida pelo ex-presidente do país, Ollanta Humala, e sua esposa, Nadine Heredia, enquanto os mesmo são investigados, segundo fontes oficiais. As informações são da agência EFE.

O Tribunal “concordou por decisão majoritária aceitar o habeas corpus” apresentado pela defesa de Humala e sua esposa, afirmou o presidente do órgão, Ernesto Blume. O magistrado acrescentou, em entrevista coletiva, que a decisão do máximo tribunal constitucional peruano ordenou que a situação judicial de Humala e Heredia volte "ao regime que estava" antes da ordem de detenção preliminar.

"Ou seja, o comparecimento à justiça com as restrições respectivas que correspondem", ressaltou.
Além disso, Blume sustentou que o prazo de cumprimento da sentença "é imediato, se tratando de uma ordem de libertação" e deverá ser aplicada assim que se informe às partes e se cumpram os trâmites que ordena a lei.

O juiz também confirmou que a decisão foi tomada por quatro votos a favor e três contra  e destacou que a sentença não estabelece "precedentes vinculativos", mas padrões para a aplicação da prisão preventiva no país.

O ex-presidente e sua esposa estão detidos desde julho do ano passado por supostos repasses irregulares da Odebrecht à sua campanha eleitoral em 2011 e do governo venezuelano no pleito de 2006.

Humala e Heredia são investigados pelo procurador Germán Juárez pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, por supostamente não declarar as doações para as campanhas às eleições de 2006 e 2011. 

Últimas notícias