Trump agradece a Xi Jinping por defender redução de taxas de carros importados

Publicado em 10/04/2018 - 19:09 Por Da Agência EFE - Washington

Xi Jinping discursa no Fórum de Boao, conhecido como o "Davos [Fórum Econômico Mundial] asiático"

Xi Jinping discursa no Fórum de Boao, conhecido como o "Davos asiático"Kyodo/via REUTERS/Direitos Reservados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao presidente chinês, Xi Jinping, por ter defendido a redução das tarifas sobre a compra de veículos e outros produtos procedentes do exterior para equilibrar a balança comercial da China, que registra um elevado superávit. A informação é da EFE.

"Agradeço muito ao presidente Xi pelas amáveis palavras da China sobre tarifas e barreiras no setor automobilístico. Também por seu esclarecimento sobre propriedade intelectual e transferências de tecnologia. Faremos um grande progresso juntos", escreveu Trump no Twitter.

A mensagem do presidente americano era uma resposta ao discurso de Xi Jinping no Fórum de Boao, conhecido como o "Davos [Fórum Econômico Mundial] asiático". O presidente da China fez declarações conciliadoras no evento, defendendo ampliar a proteção sobre os direitos de propriedade intelectual e reduzir as tarifas sobre a importação de produtos estrangeiros, citando especificamente o caso dos automóveis.

Guerra comercial

Apesar de não fazer menções diretas ao protecionismo de Trump, o presidente chinês afirmou que a "mentalidade da Guerra Fria está agora mais presente do que nunca" e que "só o desenvolvimento pacífico pode dar resultados benéficos para todos". Ele afirmou que a China se alinhará às regras do comércio internacional, aumentará a transparência da atuação do país, aplicará as leis, fomentará a concorrência e se oporá ao monopólio.

A imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio por parte dos EUA, uma decisão anunciada por Trump em março, foi o início de uma série de medidas protecionistas dos dois países. Essa troca de sanções colocou a economia mundial em alerta, temendo uma guerra comercial entre China e EUA.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias