Trump critica Opep por manter preço do petróleo "artificialmente alto"

Publicado em 20/04/2018 - 09:53 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que os preços do petróleo estão "artificialmente muito altos", algo pelo qual culpou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e afirmou que isso "não será aceito".

"Parece que a Opep está de novo com isso", escreveu Trump em mensagem no Twitter.

presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

"Com quantidade recorde de petróleo por todo lugar, incluindo os navios totalmente carregados no mar, os preços do petróleo estão artificialmente muito altos! Não é bom e não será aceito!", acrescentou o presidente americano.

Os preços do petróleo WTI, o de referência nos EUA, chegaram nesta semana a US$ 69 por barril, o nível mais alto em três anos; enquanto o Brent, de referência na Europa, superou os US$ 73, número não visto desde o final de 2014.

Trump se referia ao acordo da Opep para reduzir a produção, ao qual se somaram outros produtores não membros, como a Rússia. A medida está em vigor desde o início de 2017 com o objetivo de elevar os preços.

O acordo está previsto para durar até o final deste ano, mas a Arábia Saudita, o maior produtor mundial, já indicou que pode se estender a 2019.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.