Trump diz que avalia dois ou três lugares para cúpula com Kim Jong-un

Publicado em 27/04/2018 - 15:21 Por EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (27) que está avaliando "dois ou três" lugares para o seu encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que acontecerá no final de maio ou no início de junho, e para a qual eram consideradas cinco possíveis localizações há uma semana. A informação é da EFE.

Em declarações a jornalistas ao se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, Trump também disse que não acredita que a Coreia do Norte vá enganar os Estados Unidos com suas tentativas de distensão. "Não vão brincar conosco", garantiu Trump, que denunciou que, no passado, os EUA foram "manipulados como um violino" nas negociações com a Coreia do Norte.

"Aconteceram muitas coisas positivas nas últimas 24 horas. Estamos em contato total tanto com a Coreia do Norte como com a Coreia do Sul. Programaremos uma reunião muito em breve (com Kim), estamos avaliando dois ou três lugares", assegurou Trump.

Isso significa que pelo menos dois lugares, dos cinco que Trump havia mencionado na semana passada que estavam sendo considerados para a sua cúpula com Kim, foram descartados.

Na fronteira

Na semana passada, Trump descartou que uma dessas localizações fosse nos Estados Unidos, e seu governo evitou dizer se uma delas seria a fronteira entre as duas Coreias, que hoje foi o cenário do encontro entre Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Os dois líderes coreanos selaram hoje um acordo para conseguir "a completa desnuclearização" da Península Coreana e abrir uma nova era que ponha fim ao estado de guerra entre ambos os países.

Trump comentou sobre esse avanço no Twitter, ao afirmar que prevê o fim da guerra da Coreia e destacou o papel da China nos esforços de distensão regional.

"A GUERRA da Coreia TERMINARÁ. Os Estados Unidos e todo o seu GRANDE povo deveriam estar muito orgulhosos do que está acontecendo agora na Coreia", escreveu Trump, dando ênfase em algumas palavras escritas com letras maiúsculas. 

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Últimas notícias