Trump diz que Washington não cedeu durante diálogo com Pyongyang

Publicado em 22/04/2018 - 11:36 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (22) que seu país "não cedeu em nada" nas negociações com a Coreia do Norte e afirmou que Pyongyang "aceitou a desnuclearização" durante o diálogo bilateral.

 

"[Nas negociações com a Coreia do Norte] não cedemos em nada e [eles] aceitaram a desnuclearização, o fechamento do local [de testes nucleares] e o fim dos testes", escreveu Trump no Twitter.

 

Na sexta-feira (20), o regime liderado por Kim Jong-un anunciou a cessação dos testes nucleares e de mísseis, desde este sábado (21), embora não tenha feito menção específica ao processo de desnuclearização, um dos principais alvos do governo americano.

 

Em outro tweet, Trump, que se reunirá com Kim em maio ou junho, reconheceu que os Estados Unidos estão "muito longe" de chegar a uma conclusão sobre a Coreia do Norte

 

"Estamos muito longe de chegar a uma conclusão sobre a Coreia do Norte, talvez as coisas saiam bem e talvez não, só o tempo dirá", disse o líder americano.

 

Trump afirmou que o trabalho realizado por sua administração "deveria ter sido feito há muito tempo".

 

Nesta semana, o presidente lembrou que o diretor da CIA e indicado como secretário de Estado, Mike Pompeo, viajou para a Coreia do Norte na Semana Santa para se reunir com Kim, um encontro de alto nível que foi "muito bom" e que tinha como objetivo preparar o encontro.

 

Trump se reuniu nesta semana, em seu clube privado de Mar-a-Lago, em West Palm Beach (Flórida), com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, a quem ofereceu garantias de que Washington levará em conta a segurança do Japão, aliado histórico dos Estados Unidos, quando se reunir com o líder norte-coreano.

 

 

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias