Ataque contra equipe de candidato mexicano mata um e fere três

Publicado em 26/05/2018 - 19:12 Por Agência EFE - Cidade do México

Um homem morreu e outras três pessoas ficaram feridas em um ataque cometido contra a equipe de campanha de um candidato a deputado no centro do México, informou neste sábado o Partido Ação Nacional (PAN).

Em comunicado, o partido conservador condenou o atentado e se solidarizou com a família de Juán Carlos Martínez Alvarado, que morreu no ataque, e com os feridos.

Essas quatro pessoas faziam parte da equipe de campanha de Ricardo Villarreal, candidato a deputado na cidade de San Luis Potosí, capital do estado homônimo.

"Este crime não deve ficar impune, por isso o PAN exige às autoridades que encontrem os autores deste crime que comove a Ação Nacional e toda a sociedade potosina", destacou o partido político.

Além disso, exigiu que neste período eleitoral, que culminará com as votações de 1º de julho, se garanta a segurança "da população em geral, incluindo os candidatos e suas equipes".

No próximo dia 1º de julho, cerca de 89 milhões de mexicanos irão às urnas para renovar mais de 3,4 mil cargos públicos, entre eles os de presidente do país, deputados e senadores, oito governadores e o chefe de governo da Cidade do México.

A criminalidade está sendo uma das protagonistas da campanha. Segundo o Relatório de Violência Política no México 2018 da empresa de consultoria Etellekt, desde que se iniciou o processo eleitoral, em setembro do ano passado, até o último dia 8 de maio, houve 305 agressões, com o saldo de pelo menos 94 políticos assassinados.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.