Ataque a prédio do governo mata 9 e deixa 30 feridos no Afeganistão

Publicado em 13/05/2018 - 13:42 Por Da EFE* - Cabul

Pelo menos nove pessoas morreram neste domingo (13) e outras 30 ficaram feridas durante ataque contra um edifício governamental na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Nove pessoas, entre elas um dos agressores, morreram no ataque contra a sede do Departamento de Alfândega, disse à Agência EFE Attaullah Khogianai, porta-voz do governador da província de Nangarhar, da qual Jalalabad é a capital.

O ataque começou com a explosão de um carro-bomba perto do edifício governamental e, posteriormente, os insurgentes armados entraram no edifício, acrescentou Khogianai.

O porta-voz da polícia da província de Nangarhar, Hussain Mashriqiwal, detalhou que o ataque começou por volta das 12h50 (5h20 em Brasília), e acrescentou que o número de agressores ainda não está claro.

Mashriqiwal afirmou que tropas especiais foram enviadas para enfrentar os agressores, onde os embates continuam.

Nas últimas semanas, vários ataques de insurgentes mataram dezenas de pessoas no Afeganistão.

Em menos de um mês, 86 cidadãos morreram e 185 ficaram feridos em diferentes ataques contra cartórios eleitorais no país, desde que começou o processo de inscrição, no dia 14 de abril, para as eleições parlamentares. Os dados são da Missão das Nações Unidas para o Afeganistão (Unama, na sigla em inglês).

Desde o fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em janeiro de 2015, o governo afegão vem perdendo terreno para os talibãs e controla apenas 56% do território do país, segundo o Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (Sigar, na sigla em inglês) do Congresso dos Estados Unidos.

Últimas notícias