Ataque a reduto do Estado Islâmico no nordeste da Síria mata 23 civis

Publicado em 01/05/2018 - 12:56 Por Agência EFE - Cairo

Bombardeios realizados por aviões não identificados contra a cidade de Al Qasr, controlada pelo grupo Estado Islâmico (EI) na província de Al Hasakah, no nordeste da Síria, matou pelo menos 23 civis, entre eles dez crianças.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos não soube informar se os aviões são do Iraque ou da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. A cidade fica no sul da província.

A maioria das vítimas é de pessoas de idade avançada e pertecentes a duas famílias, afirmou o Observatório. Segundo a ONG, o número de mortos pode aumentar devido à gravidade dos feridos.

A região bombardeada hoje é habitada por desabrigados iraquianos, assim como sírios que fugiram durante a ofensiva contra a província de Deir ez Zor, também no nordeste do país.

Ofensiva

No último dia 19 de abril, o Exército do Iraque informou que bombardeios realizados por aviões do país na Síria causaram a morte de 36 membros do Estado Islâmico, entre eles vários líderes do grupo.

O ataque coincide com o anúncio do lançamento da fase final da ofensiva "Tempestade de Al Yazira", liderada pelas Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada integrada por milícias curdas e pela coalizão internacional comandada pelos EUA.

O sul de Al Hasakah e uma parte do nordeste de Deir ez Zor, assim como parte da fronteira da Síria e Iraque, continua sob controle dos extremistas do Estado Islâmico.

Últimas notícias