Chanceleres do G20 debatem papel de instituições internacionais

Publicado em 20/05/2018 - 17:56 Por Agência EFE - Buenos Aires

Os ministros de Relações Exteriores dos países que fazem parte do G20 começam na noite hoje (20), em Buenos Aires, um encontro de dois dias para debater o papel das instituições internacionais na governança mundial e os desafios colocados pelas novas tecnologias em nível global. O G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. 

Esta será a primeira reunião dos chanceleres visando a preparação da cúpula de chefes de Estado do G20 que ocorrerá entre 30 de novembro e 1º de dezembro na Argentina, que exerce a presidência temporária do grupo. Além do anfitrião, o chanceler da Argentina, Jorge Faurie, estarão presentes os ministros de Relações Exteriores do Japão, Taro Kano, do Canadá, Chrystia Freeland, da Rússia, Sergei Lavrov, e da Bulgária, Ekaterina Zaharieva, representando a União Europeia.

Os Estados Unidos enviaram o subsecretário de Estado, John Sullivan. Também estará presente o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson.

O primeiro evento está marcado para ocorrer às 19h15 locais (mesmo horário em Brasília), no Palácio San Martín, sede da Chancelaria da Argentina. Em um jantar de trabalho de temática aberta, os chanceleres poderão discutir assuntos que mais preocupam seus países. Antes, várias reuniões bilaterais já foram agendadas.

O programa oficial começa amanhã, com uma agenda que focada no multilateralismo e na governança mundial, com destaque especial sobre o papel das instituições internacionais. Além disso, os ministros debaterão mecanismos para atingir um desenvolvimento igual e sustentável, discutirão os desafios apresentados pelas tecnologias de informação e mudanças de paradigma no comércio e na migração dos povos.

A Argentina estabeleceu como pauta para o encontro do G20 deste ano três assuntos centrais: o futuro do trabalho, a infraestrutura para o desenvolvimento e o futuro alimentar sustentável. 

Últimas notícias