Congresso do Paraguai adia votação sobre renúncia do presidente

Publicado em 30/05/2018 - 14:00 Por Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Pedro Alliana (ANR-Ñeembucú), suspendeu hoje (30), por falta de quorum entre os senadores, a sessão de votação do pedido de renúncia do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes. Ele renunciou para assumir o cargo de senador vitalício, uma vez que foi eleito em 22 de abril.

Pela Constituição do Paraguai, o pedido tem de ser aprovado na Câmara e no Senado. Porém, faltou número entre os senadores. Somente 13 dos 45 senadores estavam presentes, enquanto 50 dos 80 deputados federais compareceram. Entre os ausentes havia integrantes do Partido Colorado, a que pertence Cartes.

Os senadores podem convocar a qualquer momento uma nova sessão para votar o pedido de renúncia de Cartes. Porém, não há definições.

O pedido de renúncia de Cartes era previsto, para evitar a duplicidade de funções, pois ele vai fazer o juramento como senador em dia 1º de julho.

A cerimônia de posse do novo governo será no dia 15 de agosto, quando assume Mario Abdo Benitez em substituição a Cartes, que ficou cinco anos no governo.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias