Exército israelense diz ter dado "golpe significativo" no Hamas

Publicado em 31/05/2018 - 08:29 Por Agência EFE - JERUSALÉM

O exército de Israel informou hoje (31) que, durante os ataques de terça-feira contra alvos de milícias palestinas na Faixa de Gaza, deu "um golpe significativo" no Hamas.

Conforme um comunicado do órgão, entre os vários alvos, o exército atacou "instalações de fabricação de armas" e "a reserva imediata de armamento disponível" da organização, o que afetaria o seu investimento financeiro para desenvolver armas futuramente.
Os bombardeios também tiveram como alvo "as forças navais" do Hamas e "grande parte dos seus postos e instalações para a produção de armas especiais".

Além disso, uma grande parte das instalações navais do grupo Jihad Islâmica "foi destruída".

De acordo com a nota, o ataque afetou a capacidade das forças navais das duas milícias palestinas para operar na Faixa de Gaza, o que dificulta a sua possibilidade de realizar operações marítimas e limita o alcance para "realizar ataques terroristas contra Israel".

Ontem, a fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel voltou a ter calma, após a maior escalada militar desde a operação Margem Protetora de 2014. O Hamas e a Jihad Islâmica reivindicaram a autoria das ações, mas o exército de Israel responsabiliza o Hamas por ser quem controla de fato a Faixa desde 2007.

Analistas locais destacam que a resposta israelense, apesar da sua magnitude, não provocou mortos, o que indicaria que o país não está interessado em aumentar a violência, apesar estar preparado para qualquer cenário possível.

O porta-voz militar tenente-coronel Jonathan Conricus, disse à Agência EFE que, embora a situação seja relativamente tranquila, o conflito ainda não acabou.

"Depende do que Hamas vai fazer. Se piorar a situação e continuar disparando contra civis israelenses o exército está pronto e preparado", afirmou.

Últimas notícias