Guatemala desarticula tráfico humano que operava entre Brasil e EUA

Publicado em 15/05/2018 - 16:22 Por Da EFE* - Cidade da Guatemala

As forças de segurança da Guatemala prenderam hoje (15) 15 integrantes de uma rede internacional de tráfico humano que operava entre Brasil e Estados Unidos, entre elas sua suposta líder, a guatemalteca Martha Luz López. As informações são da Agência EFE.

O porta-voz da Polícia Nacional Civil, Pablo Castillo, afirmou que as detenções ocorreram durante a Operação Mesoamerica III, que foi coordenada por promotores do Ministério Público.

A rede liderada por Martha Luz na Guatemala se dedicava ao transporte de pessoas estrangeiras de forma ilegal e tem operadores no Brasil, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e México, segundo Castillo.

As operações foram realizadas em Esquipulas, na divisa com Honduras, Amatitlán, Palín e Tecún Umán, na fronteira com o México.

De forma simultânea, segundo Castillo, também foram realizadas operações no Brasil, Peru, Panamá, Honduras e México.

Castillo afirmou também que as vítimas da organização eram ameaçadas de morte se não pagassem entre US$ 15 mil e US$ 20 mil para serem transferidas aos Estados Unidos.

A organização utilizava casas de segurança, porões e hotéis para esconder os imigrantes, vindos principalmente de Índia, Nepal, Eritréia e Bangladesh.

De acordo com a investigação, os imigrantes eram levados ao continente americano pelo Brasil em aviões e depois utilizavam transporte marítimo e terrestre para chegar até a Guatemala e posteriormente ao México e aos Estados Unidos.

Desde que a investigação começou, em 2016, foram recuperadas 117 pessoas originárias de Nepal, Índia, Bangladesh e Eritréia, e 20 guatemaltecos foram presos, afirmou Castillo.

Últimas notícias