Líderes coreanos se reúnem para tratar de cúpula com Trump

Publicado em 26/05/2018 - 11:01 Por Agência EFE - Seul

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder do Norte, Kim Jong-un, surpreenderam ao se reunir neste sábado (26), na fronteira entre os dois países, para tratar da cúpula entre o dirigente da Coreia do Norte e o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

Ambos mantiveram um encontro - o segundo em um mês - de duas horas na militarizada fronteira entre os dois países, informou o escritório presidencial sul-coreano em comunicado.

"Os dois líderes trocaram opiniões amistosamente para implementar a declaração de Panmunjom, de 27 de abril, e conseguir a celebração de uma cúpula entre a Coreia do Norte e os EUA", explicou no texto o porta-voz presidencial, Yoon Young-chan.

"De acordo com os desejos das duas partes, o presidente Moon anunciará os resultados da reunião de hoje às 10h (horário local, 22h em Brasília, de sábado) de domingo", acrescentou.

O encontro ocorre apenas dois dias depois de Trump anunciar subitamente o cancelamento da cúpula para tratar com Kim do possível desmantelamento de seu programa nuclear. Ontem (25), no entanto, o presidente americano recuou, dizendo que ainda é possível realizar a reunião em 12 de junho em Cingapura, como estava previsto.

Os líderes das duas Coreias, ainda em guerra tecnicamente, já realizaram uma primeira cúpula em 27 de abril. Eles assinaram uma declaração em que se comprometiam a trabalhar para conseguir a "total desnuclearização" da Península Coreana.

Segundo as fotos divulgadas pelo escritório presidencial, participaram ainda do encontro dos líderes coreanos os chefes de Inteligência dos dois países, Suh Hoon (Sul) e Kim Yong-chol (Norte).

As fotos mostram os dois líderes se cumprimentando e Moon apertando a mão da irmã do líder, Kim Yo-jong, que também viajou com a comitiva do Norte até a fronteira.

Últimas notícias