México apresenta nota aos EUA repudiando declaração de Trump

Publicado em 18/05/2018 - 07:04 Por Agência EFE - Cidade do México

O governo do México apresentou nota diplomática de protesto aos Estados Unidos (EUA) pelas declarações "absolutamente inaceitáveis" do presidente Donald Trump sobre os imigrantes ilegais, informou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Agência Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Agência Reuters/Direitos Reservados

Trump os chamou de "animais" e afirmou que o México "não faz nada" para ajudar os Estados Unidos com o fluxo irregular na fronteira.

A nota diplomática, anunciada anteriormente pelo ministro das Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, foi entregue pela embaixada do país em Washington ao Departamento de Estado norte-americano, disse a SRE em comunicado.

A chancelaria afirmou que as declarações de Trump "são absolutamente inaceitáveis", pois geram um clima adverso para os mexicanos no país, independentemente de seu status imigratório.

As afirmações do presidente Trump "são contrárias ao respeito pelos direitos humanos e violam o princípio de responsabilidade compartilhada, que deve reger a relação bilateral", diz a nota.

O governo mexicano também ratificou o compromisso de zelar para que seus cidadãos que estão nos Estados Unidos recebam um tratamento digno e de respeito aos direitos humanos, sem importar sua situação migratória. 

Últimas notícias