República Democrática do Congo confirma 6 novos casos de ebola

Publicado em 22/05/2018 - 10:27 Por Agência EFE - Kinshasa (Congo)

O Ministério da Saúde do Congo confirmou seis novas vítimas de ebola, o que eleva o número de casos a 51, com 28 confirmados, além de 21 prováveis e dois suspeitos, nas três áreas da província de Équateur, no oeste do país.

No último boletim do ministério, divulgado hoje (22), foram confirmados novos casos na área rural de Iboko, uma das duas áreas urbanas com casos da doença, seguido de Bikoro - menos afetado -, que agora conta com mais casos confirmados, mas menos mortes registradas.

Os casos na área urbana de Mbandaka, que tem aproximadamente 1 milhão de habitantes, chegam a seis, com quatro confirmados, dois suspeitos e duas mortes.

No total, o Ministério da Saúde contabiliza 27 mortes com sinais da doença, apesar de só em duas pessoas o vírus ter sido confirmado até agora. Entre as vítimas está um enfermeiro, de acordo com o ministro da Saúde, Oly Ilunga.

O ministro abriu ontem em Mbandaka uma campanha de vacinação. Na primeira fase serão atendidos trabalhadores da saúde e pessoas que tiveram contato com alguém afetado pela doença.

No último dia 19, em reunião especial sobre o surto de ebola no Congo, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu que o atual momento não configura, por enquanto, emergência com impacto internacional.

Últimas notícias