Secretário-geral da Otan se reunirá com Trump nos EUA

Publicado em 11/05/2018 - 08:51 Por Da Agência EFE - Bruxelas

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan),Jens Stoltenberg, se reunirá na próxima semana nos Estados Unidos (EUA) com o presidente desse país, Donald Trump, antes da cúpula que a Aliança realizará em Bruxelas no mês de julho, informou hoje o organismo.

Segundo informou a Otan em comunicado, Stoltenberg viajará para os EUA entre 16 e 18 de maio, como "parte das consultas do secretário-geral com os Aliados no período prévio à cúpula da Otan de Bruxelas em julho".

Em sua viagem, além de com Trump, o político norueguês se reunirá com o novo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que, após chegar ao Departamento de Estado no final de abril, foi imediatamente a Bruxelas para participar da reunião de ministros de Exteriores da Aliança do dia 27 de abril.

Durante o encontro ele pediu "unidade" perante as ações "desestabilizadoras" da Rússia e lembrou aos parceiros europeus que devem atingir a meta estipulada de investir 2% do seu Produto Interno Bruto em defesa daqui até 2024.

Em sua viagem, Stoltenberg se reunirá também com o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, e com o assessor presidencial em Segurança Nacional, John Bolton, entre outros, disse a Otan.

Últimas notícias