Sites dos EUA estão bloqueados na UE por nova lei de proteção de dados

Publicado em 25/05/2018 - 10:16 Por Agência EFE - Bruxelas (Bélgica)

Vários sites de meios de comunicação baseados nos Estados Unidos (EUA) estão bloqueados a usuários da União Europeia (UE), porque a política de uso de dados não cumpre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, cuja aplicação é obrigatória desde hoje (25).

Sites como o do jornal Los Angeles Times, um dos principais dos Estados Unidos, não estão, desde a madrugada desta sexta-feira, disponíveis em território europeu e mostram na capa uma mensagem dirigida aos usuários dos 28 países do bloco.

"Infelizmente, o nosso site não está, neste momento, disponível na maioria dos países da UE. Estamos comprometidos (...) na busca de opções que nos permitam oferecer todo o conteúdo ao mercado europeu", diz a mensagem.

Os sites que não atualizaram seus termos e condições de uso de dados ou pedidos aos usuários de consentimento explícito para usá-los deverão recorrer a esse tipo de solução para evitar incorrer em uso ilegítimo da informação, que poderia resultar em sanções milionárias.

Uma fonte comunitária explicou à Agência EFE que a Comissão Europeia está a par da situação, embora não tenha comentado sobre as políticas individuais das companhias quanto à oferta de serviços na UE.

"A UE está orgulhosa de estabelecer padrões altos de proteção de dados que estão adaptados à economia digital", disse a fonte. Acrescentou que espera que todas as empresas cumpram, a partir de hoje, as novas normas e que as autoridades comunitárias vigiem sua correta aplicação. 

Últimas notícias