Coreias têm primeiro diálogo militar de alto nível desde 2007

Publicado em 14/06/2018 - 07:49 Por Agência EFE - Seul

As Coreias do Sul e do Norte iniciaram nesta quinta-feira (14) conversas militares de alto nível para aliviar tensões, um encontro que ocorre em meio a negociações com o regime de Pyongyang e que representa o primeiro desse tipo entre os dois países em mais de dez anos.

A reunião começou por volta das 10h (hora local) na faixa norte da Zona de Segurança Conjunta (JSA), o único ponto de fronteira em que os soldados das duas Coreias ficam frente a frente, confirmou à Agência EFE um porta-voz do Ministério da Defesa.

A delegação sul-coreana é liderada pelo general Kim Do-gyun, enquanto a representação do Norte tem à frente o general de divisão An Ik-san.

"Queremos abordar questões como a necessidade de diminuir as tensões militares entre as duas Coreias ou convocar uma reunião de Defesa, em nível ministerial, para implementar o acordo estipulado na parcela militar da declaração de Panmunjom", disse o general sul-coreano, antes da reunião, em declarações divulgadas pela agência Yonhap.

Ele se referiu à declaração assinada no dia 27 de abril pelos líderes das duas Coreias, tecnicamente em guerra, onde se comprometeram a melhorar os laços e trabalhar para estabelecer a paz e a "desnuclearização total" da península.

Os dois generais devem tratar também de temas como a reintegração de uma linha de comunicação militar além da fronteira ou o estabelecimento de um "telefone vermelho", para a troca de informações entre os comandantes militares dos dois países.

Outro tema que poderá ser abordado é o possível cancelamento de exercícios militares anuais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, anunciado pelo presidente americano, Donald Trump após a histórica cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Cingapura.

Últimas notícias