Em protesto, seleção da Argentina deve cancelar amistoso com Israel

Jogadores estão sendo pressionados para não irem a Jerusalém

Publicado em 05/06/2018 - 19:36 Por Monica Yanakiew - Repórter da Agência Brasil - Buenos Aires

A seleção argentina de futebol cogita cancelar o amistoso contra Israel, em Jerusalém, marcado para o próximo sábado (9). O cancelamento é dado como certo, mas não foi oficialmente confirmado. Os jogadores são pressionados por grupos pró-Palestina para não jogar contra Israel. Messi, o craque da seleção, recebeu uma carta de 70 crianças palestinas fazendo um apelo para ele não ir a Jerusalém.

A reação ocorre após o presidente norte-americano, Donald Trump, instalar a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, retirando-a de Tel-Aviv. A decisão de transferência das representações diplomáticas foi seguida pelos governos do Paraguai e Guatemala.

As iniciativas provocaram embates entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza, no mês passado, causando mortos e feridos. Os atletas argentinos receberam pedidos também da Federação de Futebol da Palestina para que não comparecessem ao amistoso em Jerusalém.

Jogadores da seleção procuraram a Associação Argentina de Futebol (AFA) mencionando o medo e insegurança para disputar o amistoso em uma região tão atribulada. Extra-oficialmente, integrantes da AFA informaram que o ideal seria cancelar o último amistoso antes da Copa da Rússia.

A Argentina fará sua estreia na Copa 2018 no grupo com a Islândia, Croácia e Nigéria.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias