Governo da Etiópia diz que explosão em comício deixou 83 feridos

Publicado em 23/06/2018 - 10:07 Por Agência EFE - Adis Abeba

A explosão de uma granada deixou 83 feridos neste sábado (23) em Adis Adeba durante um grande comício de apoio ao novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, que escapou ileso do ataque, confirmou o governo do país.

Em mensagem divulgada pelas redes sociais, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Fitsum Arega, divulgou uma atualização dos números e afirmou que, por enquanto, o ataque não causou mortes. Inicialmente, o próprio Abiy tinha afirmado que pessoas tinham morrido após a explosão da granada.

"Até agora, com base nos relatórios da polícia e dos hospitais, 83 pessoas ficaram feridas. Desse total, seis estão em estado grave. Não reportamos nenhuma morte por enquanto", afirmou Fitsum.

A explosão ocorreu pouco depois de Ahmed terminar seu discurso na famosa Praça Meskel. O primeiro-ministro foi rapidamente retirado do local por seus seguranças, como mostram imagens divulgadas pela Agência de Notícias Etíopes (ENA).

Em uma aparição na televisão estatal pouco tempo depois do ataque, o primeiro-ministro afirmou que várias pessoas "foram mortas e feridas", sem fornecer números, e ressaltou que a ação foi uma tentativa deliberada de prejudicar pessoas inocentes.

A imprensa local chegou a noticiar que pelo menos cinco pessoas morreram como consequência da explosão, mas as informações não foram oficialmente confirmadas por nenhum órgão do governo.

Em imagens divulgadas pela mídia local, é possível ver corpos de pelo menos quatro pessoas na calçada, cercadas por pessoas que aparentemente tentavam reanimá-las.

Depois da explosão, o primeiro-ministro prometeu que ataques deste tipo não impedirão a coalizão governista, a Frente Democrática Revolucionária Etíope, de aplicar o programa reformista com o qual foi eleita.

"Quero garantir a vocês que não voltaremos atrás na Etiópia. O amor sempre ganha. Matar os outros é uma derrota. Aqueles que tentaram nos dividir não tiveram êxito", disse o primeiro-ministro, prometendo que os responsáveis pelo ataque serão levados à Justiça.

Segundo a emissora OMN, duas mulheres e um homem foram presos pela polícia por relação com a explosão.

A delegação da União Europeia (UE) em Adis Abeba e a embaixada dos Estados Unidos na Etiópia condenaram o ataque.

Abiy Ahmed, que chegou ao poder em abril, é um jovem político reformista que adotou uma série de medidas que buscam entrar em uma época mais democrática e de maior liberdade na Etiópia, um caminho criticado por setores conservadores da coalizão governista.

O primeiro-ministro assumiu após a inesperada renúncia de seu antecessor, Hailemariam Desaleng, que decretou estado de emergência no país em resposta a uma crescente onda de protestos.

O novo premier suspendeu o estado de emergência, libertou vários presos políticos, ofereceu dialogar com a oposição e decidiu aplicar o acordo de paz firmado em 2000 com a Eritreia.

Últimas notícias