EUA não fixarão data para desnuclearização da Coreia do Norte

Publicado em 26/06/2018 - 07:39 Por Agência EFE - Washington

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, garantiu que não se definirá uma data limite para as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, o que contradiz declarações prévias do governo americano, segundo informou a emissora CNN.
Em entrevista por telefone para a CNN, Pompeo disse que quer continuar com as conversas com Pyongyang para conseguir a desnuclearização.

"Não vou pôr um limite nisso, sejam dois meses, seis meses, estamos comprometidos em avançar de maneira expedita para ver se podemos conseguir o que estabeleceram os dois líderes", declarou Pompeo, em referência à reunião de 12 de junho em Singapura, entre Donald Trump e Kim Jong-un.

As declarações de Pompeo contrastam com os comentários de um alto oficial do Departamento de Defesa americano, que recentemente afirmou à imprensa que Washington em breve apresentaria um plano com "pedidos específicos" e datas limites para o processo de desnuclearização.

O próprio Pompeo destacou, após a cúpula, que Washington espera que o processo de desnuclearização se prolongue durante os próximos dois anos e meio e que assim possa concluir no final de 2020.

Após a histórica cúpula em Singapura, Kim e Trump assinaram um acordo no qual os dois países se comprometem a cooperar para desenvolver novas relações e para "a promoção da paz, da prosperidade e da segurança".

A Cúpula de Singapura foi a primeira entre líderes de ambos países após quase 70 anos de confronto e 25 de negociações fracassadas e tensões por conta do programa atômico norte-coreano.

Últimas notícias