EUA x China estão à beira de uma guerra comercial

Publicado em 19/06/2018 - 12:52 Por Moisés Rabinovici* - São Paulo

Duas pesadas economias estão lutando sumô à beira de uma guerra comercial sem precedentes na história. De um lado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça elevar tarifas em estãoaticamente todos os produtos exportados pela China para o mercado americano, no valor estimado em US$ 200 bilhões.

Para a China, a ameaça é uma “chantagem”. O Ministério do Comércio chinês comunicou em nota: “Se os Estados Unidos perderem o senso e publicar nova lista de sobretaxas, a China terá que responder com medidas que serão fortes em quantidade e gravidade. Um diplomata chinês acrescentou que “a china não quer uma guerra comercial, mas não tem medo dela”.

Trump está implementado sua estratégia de “America First” cada vez mais significando América isolada.

Nenhum aumento antecipado de tarifas pela Casa Branca terá efeito antes de 60 dias. Se entrar em vigor, os norte-americanos pagarão mais por celulares (menos o da Apple), computadores, brinquedos, televisão e a maioria de gadgets que consomem.

*O jornalista Moisés Rabinovici é comentarista da Rádio Nacional e apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, na TV Brasil.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias