Movimentos sociais fazem protesto contra política migratória de Trump

Ato também festejou decisão judicial contra separação das famílias

Publicado em 27/06/2018 - 16:03 Por Agência EFE - Washington

Manifestantes na maioria de origem latina se reuniram hoje (27) a poucas quadras da Casa Branca, em Washington, para expressar o descontentamento com a política migratória do governo do presidente norte-americano Donald Trump e celebrar a decisão de um tribunal de ordenar a reunificação de famílias separadas nos últimos meses.

"Hoje temos uma ótima notícia. Um juiz ordenou que este presidente pare com estas políticas e que reunifique nossas famílias. As nossas famílias merecem muito mais, a nossa comunidade merece muito mais, este país merece muito mais", sustentou, durante o protesto, um dos organizadores, Gustavo Torres, presidente do grupo CASA em Acción.
 

Manifestantes protestam em Washington contra a política migratória do presidente Donald Trump de separar famílias de imigrantes. No mesmo dia, Justiça deu 30 dias para o governo devolver centenas de menores separados das famílias.
Manifestantes protestam em Washington contra a política migratória do presidente Donald Trump de separar famílias de imigrantes (EFE/Jim Lo Scalzo)

Originalmente, estava previsto que o ato servisse, antes de tudo, para exigir que a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocasse fim à política de “tolerância zero” que, desde abril deste ano, provocou a separação de cerca de 2 mil crianças e adolescentes de seus pais, presos ao entrarem irregularmente no país.

No entanto, a decisão adotada ontem por um tribunal de São Diego (Califórnia), que ordenou ao Executivo que reunifique estas famílias em um prazo máximo de 30 dias - 14 no caso das crianças menores de 5 anos -, encorajou todos aqueles que tacham esta política de desumana.

"Me alegro muito que os juízes tenham determinado que aqui há leis e que é preciso segui-las. Além disso, mostrar que estas estão sendo violadas", disse o congressista democrata por Illinois Luis Gutiérrez.

Com camisetas, nas quais lia-se #KeepFamiliesTogether (mantenham as famílias unidas) e cantando frases como “o povo unido jamais será vencido”, várias crianças compareceram a um ato no qual o sofrimento era o autêntico motor que mobilizou os presentes.

"Estamos aqui com uma série de simples exigências. A primeira é que é preciso pôr fim à ridícula política de ‘tolerância zero’ que custou a tantas famílias a separação", denunciou Kica Matos, representante da organização Fair Inmigration Reform Movement (FAIR).

Após uma série de discursos, nos quais vários imigrantes tomaram a palavra para contar suas experiências, a comitiva foi rumo ao Congresso para enviar sua mensagem aos legisladores, que nesta quarta-feira votarão um projeto de lei que poderá pôr fim à atual política migratória do governo.

Últimas notícias