Número de imigrantes mortos em naufrágio na Tunísia sobe para 46

Publicado em 03/06/2018 - 14:30 Por Da Agência EFE - Tunísia
Atualizado em 03/06/2018 - 17:43

O Ministério do Interior da Tunísia informou que pelo menos 35 pessoas morreram neste domingo (3), após uma embarcação com 180 imigrantes a bordo naufragar no litoral de Tunís.

De acordo com o governo local, a Guarda Costeira conseguiu resgatar 70 imigrantes na operação, que ainda está em andamento. Não há detalhes sobre como o acidente ocorreu.

Um dos resgatados informou a jornalistas na cidade de Sfax que a maioria dos que navegavam no barco de pesca de madeira era, como ele, cidadãos tunisianos e que os demais procediam de países da África Subsaariana.

Conforme o relato, a embarcação, de nove metros de comprimento, saiu pouco antes do amanhecer de uma praia próxima à fronteira com a Líbia e navegou durante cerca de nove horas antes de começar a entrar água por uma rachadura no casco.

O Ministério do Interior afirmou que, do total de pessoas a bordo, 80 eram tunisianos. Os demais seriam de países da África Subsaariana.

As viagens de imigrantes ilegais em direção à Europa são menos frequentes na Tunísia do que na Líbia e na Argélia, apesar de a Itália estar mais perto do país do que dos vizinhos.

Segundo o ministério, normalmente quem se aventura no mar são jovens tunisianos desempregados. Eles vão atrás de um futuro melhor devido à crise econômica que afeta o país e que coloca em risco a única transição democrática que sobreviveu à Primavera Árabe.

Últimas notícias