Número de mortos por erupção de vulcão na Guatemala sobe para 82

Corpos de mais seis vítimas foram encontradas em escombros

Publicado em 06/06/2018 - 16:43 Por Da Agência EFE - San Miguel Los Lotes (Guatemala) 

Os corpos de mais seis vítimas do Vulcão do Fogo foram resgatados nesta quarta-feira (6) pelas brigadas de busca em uma comunidade do Departamento de Escuintla, segundo constatou um fotógrafo da Agência EFE, o que aumentou para 82 o número total de mortos após a erupção.

Os corpos foram achados entre os escombros da comunidade de San Miguel Los Lotes, que ficou praticamente soterrada por toneladas de material vulcânico. Entre os corpos resgatados estão dois adolescentes e uma mulher. Os outros são de homens adultos.

Com estas seis vítimas, seriam 82 os mortos pela potente erupção registrada no domingo a cerca de 50 quilômetros ao oeste da capital guatemalteca.

Vulcão de Fogo, na Guatemala
Vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em erupção e as autoridades do país estimam que cerca de 200 pessoas estejam desaparecidas - Esteban Biba/EFE/Direitos reservados

Oficialmente, a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) mantém em 75 o número de mortos.

Desde mais cedo e pelo terceiro dia consecutivo, as brigadas de resgate iniciaram a busca por desaparecidos pelo deslizamento gerado pela erupção do vulcão, situado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango.

As autoridades estimam que os desaparecidos entre os escombros e soterrados sejam cerca de 200.

O secretário da Conred, Sergio García Cabañas, disse que não descansarão até localizar todas as vítimas da tragédia causada pela erupção.

O Vulcão de Fogo continua hoje com explosões moderadas e as autoridades advertiram sobre possíveis deslizamentos. Um informe do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) fala que a erupção permanece com explosões frágeis e moderadas que geram uma coluna de fumaça de até 4,7 mil metros de altura.

Últimas notícias