Trump quer falar com Putin sobre Ucrânia, Síria e ingerência eleitoral

Publicado em 30/06/2018 - 09:27 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer falar com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre os conflitos na Ucrânia e na Síria e sobre a suposta ingerência do governo da Rússia em processos eleitorais, durante a reunião que terão na Finlândia, no dia 16 de julho.

"Vamos falar sobre a Ucrânia, vamos falar sobre a Síria, vamos falar sobre eleições. Não queremos ninguém manipulando nossas eleições", destacou Trump em declaração a jornalistas nessa sexta-feira (29).

Trump, no entanto, não quis responder se falará com Putin sobre as sanções americanas impostas contra a Rússia, tanto pela anexação da Crimeia em 2014 quanto pela suposta ingerência nas eleições presidenciais de 2016.

O presidente americano disse que também quer falar com Putin sobre paz. "Inclusive podemos falar de poupar milhões de dólares em armas. Estamos construindo uma força [militar] que ninguém antes tinha visto", acrescentou.

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram na quinta-feira (28) a convocação de uma reunião entre os dois presidentes para o dia 16 de julho, em Helsinque. Após seu encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no último dia 12 de junho, Trump busca agora aparar as arestas com a Rússia.

Últimas notícias