Atentado em Cabul deixa 15 mortos e 60 feridos

Publicado em 22/07/2018 - 13:52 Por Agência EFE - Cabul

Pelo menos 15 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em um atentado suicida cometido hoje (22) perto do aeroporto internacional de Cabul, onde minutos antes havia aterrissado o avião no qual retornava do exílio na Turquia o vice-presidente afegão e antigo senhor da guerra, Abdul Rashid Dostum.

O atentado aconteceu às 17h locais (9h30, em Brasília), perto do aeroporto internacional, depois que um individuo detonou seu colete de explosivos, segundo afirmou à Agência Efe o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

“O agressor planejava atacar o comboio” de Dostum, explicou o porta-voz, mas a explosão ocorreu “minutos depois que o vice-presidente deixou a área”, acrescentou.

Entre os 15 mortos, além do agressor também morto, há civis e membros das forças de segurança, destacou Stanikzai.

Dostum, que viajou à Turquia quando era investigado por supostas torturas de seus seguranças a um rival político, tinha sido recebido minutos antes no aeroporto internacional por dezenas de seguidores e autoridades locais.

A viagem de Dostum à Turquia em maio do ano passado ocorreu após semanas de especulações nos meios de comunicação afegãos sobre a possível fuga depois que a Procuradoria-Geral abriu três meses antes uma investigação contra nove seguranças por supostamente torturarem e estuprarem um rival político.

Dostum é um dos líderes afegãos mais poderosos, com fama de sanguinário e histórico de constantes mudanças de lado durante as guerras no Afeganistão desde a invasão soviética (1979-89) até a expulsão dos talibãs em 2001.

Como membro da Aliança do Norte, combateu com ajuda americana os talibãs que resistiam no norte do país e, segundo algumas denúncias, é responsável pela morte por asfixia de centenas deles feitos prisioneiros, durante a transferência para uma prisão em contêineres praticamente fechados.

Últimas notícias