Chegam à Itália 106 imigrantes resgatados por barco irlandês

Publicado em 08/07/2018 - 08:48 Por Agência EFE - Roma

Um grupo de 106 imigrantes desembarcou na noite de sábado (7) no porto de Messina, na ilha italiana da Sicília, depois de terem sido resgatados no Mediterrâneo por um barco irlandês que participa da missão europeia Eunavformed Sophia.

No porto de Messina, os imigrantes, entre eles 93 homens, 11 menores e duas mulheres grávidas, foram amparados por pessoas da Cruz Vermelha e outras associações humanitárias.

Ainda não há informações de como os imigrantes foram resgatados, já que a Guarda Costeira não informou sobre esta operação de socorro. Só publicou que os imigrantes são, sobretudo, de nacionalidade sudanesa, e que o navio da Marinha irlandesa Samuel Beckett os transportava.

É a primeira chegada de imigrantes que foi divulgada desde que os ministros italianos do Interior, Matteo Salvini, e de Transportes, Danilo Toninelli, decidiram fechar os portos às embarcações das organizações não governamentais (ONGs) que até agora salvavam a vida dos imigrantes.

Segundo dados do Ministério do Interior de 6 de julho, o número de imigrantes que chegaram desde o começo do ano foi de 16.748, o que representa 85,98% a menos que no mesmo período de 2017 e 84,64% que em 2016.

De acordo com a Organização internacional das Migrações (OIM), neste ano cerca de 1,5 mil pessoas perderam a vida no Mediterrâneo, 200 delas nos últimos dias após o naufrágio do bote em que estavam.

Últimas notícias