China considera "inaceitável" atitude dos EUA e anuncia contramedidas

Publicado em 11/07/2018 - 08:22 Por Agência EFE - Pequim

A China considerou nesta quarta-feira (11) "totalmente inaceitável" a decisão dos Estados Unidos (EUA) de impor novas tarifas aos produtos chineses e anunciou que tomará as contramedidas necessárias.

"A atitude dos EUA prejudica a China, o mundo e a eles mesmos. Essa conduta irracional não pode ganhar apoio", afirmou um porta-voz do Ministério de Comércio chinês, em comunicado.

Ele acrescentou que "a China está chocada" com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas de 10% a produtos importados da China no valor de US$ 200 bilhões.

O comunicado informou que a China apresentará novo requerimento à Organização Mundial do Comércio (OMC) para denunciar a "conduta unilateral" norte-americana.

Além disso, afirmou que o governo chinês, em defesa dos interesses essenciais do país, "terá que tomar as contramedidas necessárias", embora não as tenha detalhado.

Ao mesmo tempo, convocou a comunidade internacional para trabalhar em conjunto "em defesa do livre-comércio e do sistema multilateral de comércio e, em conjunto, rejeitar o hegemonismo comercial".

O anúncio de Washington, feito na noite dessa terça-feira (10), foi divulgado poucos dias depois do início dos primeiros primeiros passos na guerra comercial entre as duas potências econômicas.

Primeiro, os Estados Unidos aprovaram uma série de tarifas sobre produtos chineses importados, no valor de US$ 34 bilhões, e imediatamente a China respondeu com uma medida similar pelo mesmo valor a produtos americanos (essencialmente agrícolas).

Últimas notícias