Chuva forte deixa pelo menos 50 mortos no Japão

Publicado em 07/07/2018 - 09:59 Por Da Agência EFE* - Toquio
Atualizado em 07/07/2018 - 10:45

Pelo menos 50 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas por causa das inundações e desmoronamentos de terra causados pelas fortes chuvas no Japão.

De acordo com a emissora pública NHK, as mortes foram registradas nas províncias de Ehime, Hiroshima e Okayama. A maioria vítimas tem entre 40 e 90 anos. Segundo as autoridades locais, elas foram arrastadas pelas enchentes dos rios ou foram surpreendidas em suas casas pelos deslizamentos de terra.

Outras 30 províncias do país permanecem em alerta por inundações e deslizamentos de terra, que levaram as autoridades a determinar hoje (7) o deslocamento momentâneo de quase 5 milhões de pessoas.

As forças de segurança já receberam mais de 100 pedidos de resgate de desabrigados. Cerca de 650 integrantes do exército participam dos trabalhos e 21 mil estão mobilizados para serem deslocados para áreas atingidas.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a situação é "muito séria" e pediu que todas medidas sejam tomadas para evitar mais danos.

As intensas chuvas no Japão começaram na última quinta-feira (5), e novos temporais são esperados para amanhã (8).

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.