Embaixada da França fecha representação comercial na Rússia

Publicado em 16/07/2018 - 12:10 Por Da Agência EFE - Moscou

A embaixada da França em Moscou anunciou nesta segunda-feira (16) o fechamento de seu escritório comercial e de investimentos Business France após receber uma notificação das autoridades russas de que esta não poderá continuar suas atividades no país se for regida pela legislação francesa, apesar de ser parte da missão diplomática.

Em uma nota, a embaixada francesa afirmou que a decisão das autoridades da Rússia representa o "término de um longo período de negociações sobre o status da Business France" no país, "que segundo a legislação francesa é parte indissolúvel da estrutura diplomática".

A embaixada destacou no comunicado que "pioraram consideravelmente" nos últimos meses na Rússia as condições em que a Business France desenvolvia suas atividades, em particular pelo congelamento ilegal de sua conta bancária, apesar de estar protegida pela Convenção de Genebra.

"Pelo visto, as condições locais não permitem que a Business France cumpra com suas tarefas de serviço estatal de apoio às empresas francesas no território da Federação Russa", acrescentou a embaixada na nota, que destacou que o escritório comercial e de investimentos ajudou durante oito anos a fortalecer a presença dessas companhias na Rússia.

O fechamento do escritório da Business France foi anunciado no dia seguinte que o presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniu em Moscou com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, horas antes de ambos assistirem à final da Copa do Mundo de futebol, na qual a seleção da França venceu a Croácia.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia indicou que não recebeu nenhuma comunicação sobre o fechamento do escritório comercial francês e detalhou que Moscou propôs há muito tempo resolver os assuntos relativos a seu status "em conformidade com a legislação russa".

"Foi tomada a decisão de fechar a representação comercial da França, é preciso entender claramente que se trata do desejo da parte francesa. Nós estamos a favor de desenvolver os vínculos comerciais", disse um porta-voz da chancelaria russa, citado pela agência Interfax.

Últimas notícias