Espanha investe 30 milhões de euros no atendimento a imigrantes

Publicado em 27/07/2018 - 15:32 Por Agência EFE - Madri

O governo da Espanha anunciou nesta sexta-feira que investirá 30 milhões de euros (cerca de R$ 129,9 milhões) até o final do ano para reforçar o sistema de atendimento migratório na fronteira do país com o Marrocos.

As chegadas contínuas de imigrantes nos últimos dias, cerca de mil pessoas por semana, quase provocaram um colapso no serviço de acolhida.

Muitas famílias foram colocadas em quadras e centros sociais espalhados por diferentes cidades do Sul da Espanha.

Segundo a Ministra do Trabalho, Migrações e Previdência Social do país, Magdalena Valerio, os acordos do governo espanhol contam com o apoio de várias organizações humanitárias, como a Cruz Vermelha.

"Queremos reforçar esse atendimento humanitário com as pessoas que estão vindo. A ideia é dar mais condições para as equipes que estão atuando na recepção dos imigrantes no litoral do país. Estamos buscando uma solução para todo esse movimento migratório", explicou Magdalena.

A ministra ressaltou que a questão dos imigrantes é um assunto que cabe a toda União Europeia e pediu à Bruxelas mais recursos e apoio para conter a pressão na fronteira no sul da Espanha.

"Precisamos de mais recursos e de mais ajuda da União Europeia porque isto é um problema coletivo, global, mas que para os países com esta pressão migratória se transforma em uma situação problemática", afirmou.

A ministra disse ainda que o governo espanhol ficou muito preocupado após o incidente desta quinta-feira em Ceuta, que faz divisa com Marrocos, onde 16 agentes da guarda civil ficaram feridos após a entrada de 602 imigrantes pela fronteira.

"Estamos preocupados com o que está acontecendo. É evidente que precisamos reforçar as forças de segurança do país e aumentar o número de funcionários. Estamos dando todo nosso apoio aos agentes feridos", afirmou Magdalena.

De 1º de janeiro a 15 de julho deste ano,  um total de 16.872 imigrantes entraram de forma irregular nas regiões mediterrâneas da Espanha. 

Últimas notícias