EUA anunciam cooperação com a Rússia na Síria para proteger Israel

Publicado em 16/07/2018 - 15:54 Por Da Agência EFE - Helsinque/Finlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (16) que o governo americano cooperará com a Rússia para garantir a segurança de Israel na Síria.

"Ambos falamos com Bibi (apelido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanhay) e eles gostariam de fazer certas coisas na Síria relacionadas com a segurança de seu país", explicou Trump em entrevista coletiva após se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma cúpula realizada em Helsinque, na Finlândia.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, realizam uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião
Presidentes Donald Trump, dos EUA, e Vladimir Putin, da Rússia, consideraram que a reunião foi útil e mudou a relação entre os dois países - Grigory Dukor/Reuters/Direitos rerservadios

"Rússia e Estados Unidos trabalharão juntos neste assunto", disse o presidente americano, que ressaltou o desejo dele e de Putin de "criar segurança para Israel".

Na entrevista coletiva conjunta, Putin revelou que Israel tomou boa parte das quatro horas do encontro com Trump, a primeira reunião formal entre eles desde que o republicano chegou ao poder em 2016.

Além disso, Putin pediu a Israel e à Síria para cumprirem o acordo de cessar-fogo de 1974 sobre as Colinas de Colã, ocupadas pelo Exército israelense durante a Guerra dos Seis Dias (1967).

Israel e Síria estão tecnicamente em guerra. As Colinas de Golã foram palco de vários incidentes desde o início do conflito na Síria em 2011. Em várias ocasiões, o governo israelense denunciou a presença na região de milícias iranianas e do grupo xiita libanês Hezbollah, leais ao governo de Bashar al Assad.

Ao concluir a cúpula, tanto Putin como Trump consideraram que a reunião foi útil e mudou a relação entre os dois países.

Últimas notícias