Fortes chuvas já deixam quase 200 mortos no Japão

Publicado em 12/07/2018 - 05:29 Por Agência EFE - Tóquio

O número de mortos em decorrência das fortes chuvas da metade sul do Japão subiu para 199, enquanto continuam os trabalhos de resgate e de busca a mais de 20 desaparecidos, segundo números divulgados nesta quinta-feira (12) pelo governo local.

Aproximadamente 73 mil integrantes das Forças de Autodefesa (Exército), polícia e bombeiros continuam hoje os trabalhos de resgate, nos quais estão sendo utilizados 80 helicópteros, informou o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Pelo menos 199 pessoas morreram e 23 estão desaparecidas, enquanto quase 100 pessoas continuam sendo procuradas, afirmou Suga, no pior desastre meteorológico no país asiático em 36 anos.

O porta-voz alertou para a possibilidade de mais chuvas na região nos próximos dias e pediu aos cidadãos que sigam em alerta, também pelas altas temperaturas esperadas, o que poderia afetar pessoas deslocadas e equipes de resgate.

As chuvas fortes que atingem o país há uma semana provocaram inundações e deslizamentos de terra, especialmente nas províncias de Hiroshima, Ehime e Okayama, onde o fenômeno meteorológico arrasou milhares de casas e deixou populações isoladas.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que ontem visitou Okayama, estará amanhã (13) em Ehime para supervisionar os trabalhos de resgate e assistência aos desabrigados, se a situação permitir, disse o porta-voz.

Últimas notícias